Procedimentos

RAIO X DIGITAL

 

É um equipamento que realiza exames radiológicos, com baixa dosagem de radiação ionizante e não polui o meio ambiente; pois não utiliza químico, a imagem é digitalizada.

Com isso, não há a necessidade de repetir o exame por problemas 

técnicos (gerando menor radiação no paciente) e ainda ajuda a preservar o meio ambiente, por não utilizar produtos químicos para sua revelação e ainda diminui a devastação de árvores, pois muitas vezes não é impresso em filmes

(a celulose é à base do filme de raios-x).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROCEDIMENTOS ORTOPÉDICOS E TRAUMATOLÓGICOS

 

São os procedimentos solicitados pelos médicos, que podem ser gessados ou não gessados, e tem a finalidade de imobilizarem os membros afetados pela dor ou pela patologia diagnosticada. Evitando movimento e auxiliando no tratamento junto com a medicação nos casos de processos inflamatórios, e nos casos de fraturas o deslocamento das mesmas. Podem ser realizados com diversos materiais tais como: ataduras elásticas,  atadura de crepe, atadura de gesso convencional, atadura de gesso sintético ou material ortopédico Ortese.

GESSO SINTÉTICO

 

É o gesso para imobilizações ortopédicas que traz muito conforto ao paciente. Super leve, resistente, não causa coceiras, pouco volumoso, o que permite ao paciente vestir a sua roupa normalmente. Transparente aos raios X, não precisa retirar o gesso para radiografar e ao ser molhado não se desmancha. Várias cores disponíveis: Azul, Verde, Vermelho, Cinza e Rosa.  

Alem disso, o gesso Scotchcast Plus é super higiênico para quem aplica (não 

causa sujeira nos consultórios ou sala de gesso) e para o paciente.

MATERIAL ORTOPÉDICO/ORTESE

 

Os Materiais Ortopédico/Órteses protegem e apóiam o sistema locomotor. Órteses são dispositivos médicos prescritos por um médico em caso de acidentes, doenças do sistema locomotor ou sistemas de sustentação e promovem a recuperação. Tem como objetivo ajudar as pessoas a aumentar sua mobilidade. Órteses podem estabilizar, imobilizar, aliviar o corpo ou membros afetados ou fornecer orientação fisiológica correta. Mau posicionamento e suporte de peso incorreto podem ser evitados, contornados ou corrigidos. Em caso de deficiências permanentes, as órteses podem manter as funções e prevenir ou reduzir a dor.

PILATES

 

Método desenvolvido por Joseph Pilates no início do século XX;

 

Programa de exercícios que trabalha força, flexibilidade e resistência muscular, ajudando à manter o equilíbrio e a sustentação do corpo;

 

Ensina a consciência da respiração, o alinhamento da coluna e proporciona o fortalecimento de músculos profundos, fundamentais para a harmonização do corpo e para a prevenção das dores.

 

Benefícos

• Tonifica e fortalece a musculatura;

• Aumenta a flexibilidade;

• Alivia dores no corpo e na coluna;

• Define e fortalece o abdômen;

• Previne a osteoporose;

• Aumenta a capacidade respiratória;

• Combate o estresse e a fadiga;

• Fortalece o assoalho pélvico, diminuindo a incontinência urinária;

• Melhora a percepção dos movimentos.

 

Indicado para

• Ambos os sexos;

• Todas as idades;

• Gestantes;

• Indivíduos com alterações posturais;

• Pessoas que desejam melhorar o condicionamento físico e o seu bem-estar.

 

Aulas

• Ministradas por fisioterapeutas especializadas; 

• Com aparelhos específicos, acessórios e solo;

• Individuais ou em duplas.

 

RPG

Reeducação Postural Global

Método diferenciado na fisioterapia para tratamento de alterações na coluna vertebral, trabalhando o alinhamento corporal através de exercícios posturais estáticos e específicos de alongamento e fortalecimento muscular, conforme a disfunção de cada paciente.

 

Indicações mais comuns:

- escoliose 

- cervicalgia, dorsalgia e lombalgia

- torcicolo

- hipercifose dorsal (dorso curvo)

- hiperlordose lombar

- hérnia de disco e protusão discal

- discopatia degenerativa 

- cervicobraquialgia

- lombociatalgia

 

O tratamento é realizado com 1 sessão semanal, duração de 50 minutos.

 

Acupuntura Estética Facial

 

Previne e trata rugas e marcas de expressão através da aceleração da produção de colágeno e da estimulação e tonificação dos músculos faciais, tornando a pele mais firme, macia e uniforme.

 

Também atua na redução da acne, olheiras e bolsas suboculares. 

 

O tratamento é realizado numa frequência de 1 a 2 vezes por semana, com no mínimo 10 aplicações. Duração de 50 minutos cada atendimento.

 

 

Acupuntura Estética Corporal

 

Atua na redução da gordura localizada e celulite com a aplicação no local desejado, juntamente com a utilização de estimulação elétrica e ventosas para acelerar o processo de tratamento. 

 

Também são utilizadas aplicações de agulhas nos pontos dos meridianos de acupuntura para estimular e acelerar o metabolismo interno, auxiliando na drenagem dos líquidos e no processo de 

emagrecimento e promovendo um equilíbrio corporal geral. 

 

O tratamento é realizado numa frequência de 1 a 2 vezes por semana, com no mínimo 10 aplicações. Duração de 50 minutos cada atendimento.

ELETRONEUROMIOGRAFIA

Orientações aos pacientes.

 

O que é a eletroneuromiografia?

A eletroneuromiografia é um exame neurofisiológico que permite diagnosticar lesões dos nervos periféricos, plexos, raízes, neurônios motores espinhais, além dos músculos e junções neuromuscular. O objetivo do exame é localizar a lesão no sistema nervoso periférico, prover informações sobre a fisiopatologia das lesões, avaliar o grau de comprometimento e o curso temporal da lesão.

 

Como é feito o exame de eletroneuromiografia?

 

O exame é realizado em duas etapas:

Inicialmente é feita a estimulação dos nervos periféricos, sensitivos e motores, por meio do uso de uma corrente elétrica de intensidade suficiente para gerar uma resposta consistente, porém suportável para o paciente.

 

A segunda parte do exame consiste na utilização de um eletrodo de agulha, como se fosse uma agulha de acupuntura, que por meio da análise da fibra muscular, auxilia na determinação da gravidade dos problemas identificados na primeira parte do exame e a identificação de patologias de medula espinhal, raízes motoras e da própria fibra muscular.

 

Existem contraindicações para realizar este exame?

 

Relativas:

Uso de marca-passo impede a aplicação de estímulos em pontos proximais, como o de Erb.

Pacientes com cateter intracardíaco não podem receber estimulação elétrica.

 

Pacientes com plaquetopenia abaixo de 50.000/mm ou distúrbios de coagulação.

Pacientes em uso de anticoagulantes, nos quais o tempo de protrombina ou parcial de tromboplastina seja igual ou superior a duas 

vezes o valor normal.

 

Absolutas:

Marca-passo do tipo desfibrilador, marca-passo externo.

Pele com solução de continuidade e erisipela (feridas na pele infectadas)

 

Qual é o preparo necessário para realizar o exame?

No dia do exame venha alimentado. O paciente é orientado a não utilizar cremes hidratantes no dia da realização do exame. Procure vestir roupas folgadas e de fácil remoção.

 

Quem realiza o exame?

A eletroneuromiografia é realizada na Clinica Traumatologiaca Moinhos de Vento pelo Dr. Vitor Félix Torres, que é médico formado desde 2001 e apresenta qualificação para realização deste exame através da sua formação em Neurologia e Neurofisiologia clínica, como também experiência no seguimento de doenças neuromusculares. O Dr. Vitor é membro qualificado pelas especialidades que normatizam estas áreas (Associado Médica Brasileira) através da obtenção dos Títulos de Especialista pela Academia Brasileira de Neurologia (ABN) e pela Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica (SBNC).

 
 

Artrose de Joelho
Tratamento com Viscossuplementação

A artrose de joelho é uma doença degenerativa (desgaste da cartilagem) caracterizada por dor e perda gradativa do movimento articular.

Existem várias alternativas para o tratamento conservador que vão da perda de peso, exercícios orientados para reforço muscular, uso de medicações analgésicas, medicações chamadas condroprotetoras e uso de infiltrações articulares. Podem ser utilizados corticoides, que apresentam curto tempo de duração, além do ácido hialurônico,  a chamada Viscossuplementação.
A Viscossuplementaçao do joelho é um procedimento simples que consiste na aplicação intra articular de um líquido viscoso com características similares ao líquido sinovial produzido pelo nosso joelho com o uso de um ácido hialurônico.
Com o processo de desgaste acontece uma piora da qualidade do líquido sinovial da articulação e a injeção do ácido hialurônico promove a substituição deste líquido por um saudável. Este processo leva a uma melhora da capacidade de absorção de impactos e do movimento articular , além da redução da dor na maior parte dos casos. Existem varias marcas de ácido hialurônico no mercado,que podem ser usados em doses intervaladas ou em dose única. Os resultados esperados podem levar de 6 a 8 semanas , com o objetivo principal de atrasar a degeneração articular.
A infiltração articular com ácido hialurônico é um procedimento rápido e simples, feito no consultório médico, com anestesia local. Deve se evitar atividades físicas nos primeiros dias e realizar aplicações de gelo. São raros os casos com reações adversas.
A maioria dos pacientes relata um alívio importante da dor, melhor mobilidade, redução da crepitação e menor necessidade de usar analgésicos.
O uso pode ser anual e em casos mais graves até semestral.
É importante avaliar com um especialista de joelho para verificar a indicação do uso e continuidade do tratamento com os recursos necessários.

Dr. Roberto Schwanke

 
  • Facebook Social Icon
Agende Sua Consulta

Rua Felipe Camarão, 4 

Porto Alegre - RS

clinicatraumato@clinicatraumato.com.br

Tel: 051-3311-2223

 

Horário de funcionamento:

segunda a sexta - das 8:00 às 19:30h

sábado - das 8:00 às 11:30h

© 2015 Blue Marketing Digital

Encontre-nos

SAFE PARK

Rua Ramiro Barcelos, 1201

Av. Independência Nº 1325
 

Estacionamentos Conveniados